O processo
Ao longo de 2022, a Prograd, juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), promoveu o Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico com o objetivo de debater aspectos da graduação na UFSM.
O evento discutiu, juntamente com entidades sindicais, Diretório Central dos Estudantes (DCE), coordenações de curso, chefias de departamento, direções de unidade e comunidade acadêmica de todos os campi da instituição, sobre cinco etapas da vida acadêmica: pré-ingresso; ingresso; permanência; diplomação e pós-diplomação. A partir daí, foram coletadas informações e sugestões sobre esses aspectos, com base em dados sobre evasão, taxa de conclusão, Conceito Preliminar de Curso, Conceito de Curso, entre outros.
Novidades
De acordo com o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, grande parte das sugestões coletadas no seminário teve foco no ingresso, para que fosse pensado de forma híbrida, para além do Sisu, mas incluindo também o vestibular e o processo seletivo seriado.
– Além dos processos seletivos já conhecidos, entram como novidade o ingresso de quilombolas, de pessoas trans, de medalhistas em olímpiadas de conhecimentos, de idosos, de atletas de alto rendimento, além do ingresso da pessoa com deficiência independentemente da origem, se de escola pública ou privada – explica Tybusch.
Atualmente, além do Sisu, a universidade conta com o Processo Seletivo Indígena e o Programa de Acesso à Educação Superior para Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade. Com as novas modalidades, a instituição espera ampliar ainda mais o universo de candidatos que possam ingressar na universidade.
O objetivo, agora, é apresentar e discutir com a comunidade a proposta. Para ser implementada, ainda deve tramitar nos conselhos superiores da UFSM. A expectativa é que o texto seja apreciado e votado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) ainda em dezembro.
Se aprovada, a proposta será implementada de forma gradual, a partir do processo para ingresso no segundo semestre letivo de 2023.
A proposta
O texto que será apresentado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) traz as seguintes modalidades de ingresso:
Vagas divididas com o Sisu
Vestibular
Processo seletivo seriado (com três etapas, ao final de cada ano do Ensino Médio)
Vagas suplementares
Quilombolas
Pessoas trans
Medalhistas em olimpíadas de conhecimento
Atletas de alto rendimento
Pessoas com deficiência (PCD), independentemente da escola de origem (pública ou privada)
Para reitor, novas modalidades beneficiam candidatos
Em entrevista ao programa Central CDN, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, explicou a proposta de retorno do processo seletivo seriado e vestibular, que será apresentado amanhã.
Schuch lembra que, em 2014, o vestibular da UFSM foi extinto pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A partir disso, o ingresso passou a ocorrer de forma integral pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando, assim, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até este ano, essa é a forma de ingressar em um curso de graduação na instituição federal de Santa Maria.
A expectativa do reitor é de que, caso ocorra a aprovação da mudança da resolução pelo Cepe, a partir ano que vem, o processo passe a contar com o vestibular. Já no processo seletivo seriado é preciso três anos para que os alunos acumulem notas para o ingresso, a contar do primeiro até o terceiro ano do Ensino Médio:
– Se aprovado então para o ano que vem, já teremos o processo para as vagas para o primeiro ano. O que estamos propondo é trabalhar com 30% Enem/Sisu, 30% vestibular e 40% seriado. Duas provas nossas e o processo seletivo por meio do Enem.
Justificativa
A discussão sobre a diversificação das modalidades de ingresso não é de hoje. Segundo Schuch, o principal motivo é a identificação do aluno com a instituição:
– Nossa ideia é poder trabalhar com as escolas e o novo Ensino Médio, discutindo conteúdo. Assim, deduzimos que haverá uma identificação maior, no âmbito local.
Ademais, há críticas ao Sisu:
– Os alunos verificam a nota e escolhem o curso, isso faz com que eles não tenham mais identificação nem com o curso. Se o aluno quer um curso mais concorrido, ele escolhe outro para garantir uma vaga federal, que é gratuita. Queremos inverter este processo, que o aluno escolha seu curso, depois faça as provas.
Caso a proposta seja aprovada pelo Cepe, a resposta poderá chegar até dezembro. No segundo semestre de 2023, já será possível realizar a prova do vestibular, assim como a prova do processo seletivo seriado.
Implementação
Em 2023
Para ingresso no segundo semestre letivo, que oferece cerca de 1,5 mil vagas de graduação
Sisu, com 70% das vagas
Vestibular, com 30%
1º semestre de 2024
Para ingresso no primeiro semestre letivo, em todos os campi da instituição
Sisu, com 70% das vagas
Vestibular, com 30%
Primeira etapa do processo seletivo seriado (PSS1)
2º semestre de 2024
Para ingresso no segundo semestre letivo
Sisu, com 70% das vagas
Vestibular, com 30%
1º semestre de 2025
Para ingresso no primeiro semestre letivo
Sisu, com 70% das vagas
Vestibular, com 30%
Segunda etapa do processo seletivo seriado (PSS2)
2º semestre de 2025
Para ingresso no segundo semestre letivo
Sisu, com 70% das vagas
Vestibular, com 30%
1º semestre de 2026
Para ingresso no primeiro semestre letivo
Sisu, com 30% das vagas
Vestibular, com 30%
Terceira etapa do processo seletivo seriado (PSS3), com 40%